3 VERDADES SOBRE SAÚDE MASCULINA QUE TODO HOMEM DEVERIA SABER

Aspectos culturais enraizados na sociedade brasileira ainda levam os homens, em pleno 2020, a colocarem a própria saúde e bem-estar no final da sua lista de prioridades. Considerar uma ida ao médico é, para muitos, um “sinal de fraqueza” e este é um pensamento que traz muitos problemas não somente para os homens, mas para suas famílias e também para a sociedade. Há 3 verdades sobre saúde masculina que todo homem deveria saber hoje para prevenir doenças, ter uma vida mais longeva e viver com mais qualidade de vida.

  1. As suas ações contam mais do que suas intenções

A maioria das pessoas já sabe o que precisa ser feito para prevenir doenças e ser mais saudável, porém ninguém se beneficia apenas do conhecimento e intenções sobre isso. Neste caso são as ações que contam!

Deixar aquela consulta com o urologista para o próximo ano, deixar a academia ou a mudança de hábitos alimentares para a segunda-feira e nunca de fato realizar estas atitudes não vão ajudar em nada. Tomar a decisão clara de agir ao invés de somente planejar os cuidados com a saúde é fundamental.

  1.  Um mal estado de saúde não prejudica somente você

Todas as pessoas à sua volta são impactadas negativamente quando você não está com a saúde em dia, seja ela física ou mental. Você pode ser capaz de conviver com a quantidade de estresse que carrega ou com aquela dor de cabeça que você sente todos os dias, mas reserve um tempo para descobrir como isso afeta as pessoas ao seu redor.

Este é um excelente momento para refletir sobre como você está lidando com a sua saúde.

Perguntar ao cônjuge ou até mesmo aos filhos “Como sua vida seria diferente se eu fosse mais saudável?” pode te surpreender e ser o ponto chave da mudança. Impactar os outros, e, principalmente quem você ama, pode fazer você mudar completamente a sua lista de prioridades.

  1.  Você merece se sentir bem e viver bem

Há alguém em sua vida que você acha que não merece ser saudável e se sentir bem? Por que então você seria a única pessoa que conhece que não merece isso? Todos os homens devem ser responsáveis pelos cuidados da própria saúde

Por que os homens não vão ao médico?

Estima-se que os homens convivam com problemas de saúde por longos períodos, entre 6 a 8 anos, até decidirem ir ao médico. Além disso, quase um terço dos homens não vai ao médico quando precisa e/ou minimiza seus sintomas para o médico. Por que isso acontece?

A explicação reside na ideia de que os homens não necessitam de ajuda, e que seus problemas de saúde se resolvem sozinhos sem médico e sem tratamento. Eles não são incentivados a discutir sobre seus sentimentos ou expor suas angústias, portanto os homens não gostam da sensação de vulnerabilidade que um possível problema de saúde traz.

Infelizmente, devido aos estigmas da sociedade sobre o sexo masculino, quando certos sintomas se manifestam, às vezes a doença pode ser mais difícil de tratar. Então os homens podem ter que lidar com consequências bastante desconfortáveis. Sendo assim é fundamental trabalhar para mudar as atitudes de alguns homens em relação a receber cuidados médicos.

Independentemente da classe social, idade ou região em que reside, o sexo masculino não costuma ser atento ao próprio corpo para notar sintomas repentinos e ou possíveis alterações. As principais razões identificadas para que os homens não busquem ajuda espontaneamente são:

  • a falta de tempo;
  • comprometimento com o trabalho;
  • receio em realizar exames e identificar uma doença grave;
  • preconceito em relação ao exame (como o do toque retal por exemplo)

Até 65% dos homens dizem que evitam ir ao médico o máximo possível e só vão quando temem doenças muito graves.

De fato, os cuidados em relação a saúde masculina precisam ser urgentemente incentivados e principalmente desmistificado. Não é uma questão de fragilidade, envelhecer e estar mais suscetível a doenças é apenas uma condição natural do envelhecimento. Esta definitivamente é uma verdade sobre saúde masculina que todo homem deveria saber: o corpo dá sinais de quando algo não vai bem e perceber estes sinais dando a devida atenção à eles é uma atitude de respeito e amor.

Referências:

https://www.scielosp.org/article/csp/2016.v32n4/e00060015/

https://www.healthline.com/health/mens-health/giving-men-permission-to-take-care-of-themselves

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/26209-ministerio-da-saude-incentiva-homens-a-cuidar-da-saude

http://www.seplan.pa.gov.br/sa%C3%BAde-do-homem-cultura-ainda-%C3%A9-maior-barreira-%C3%A0-mudan%C3%A7a-de-h%C3%A1bitos