7 MUDANÇAS NO CORPO DA MULHER DURANTE A GESTAÇÃO

O corpo feminino precisa mudar de maneira expressiva para que uma nova vida seja gerada e preparada para nascer. Todo este processo é fascinante, mas talvez um pouco desconfortável para algumas mulheres. Desde o tamanho da barriga, até o volume sanguíneo, muitas mudanças ocorrerão no corpo da mulher durante a gestação ao longo dos 9 meses que antecedem o parto.

As mulheres experimentam aumentos repentinos de estrogênio e progesterona quando engravidam. Estas mudanças hormonais e fisiológicas que acompanham a gravidez são únicas, causando alterações tanto físicas quanto emocionais.

Os níveis de estrogênio aumentam continuamente durante a gravidez atingindo o seu pico no terceiro trimestre. Este aumento veloz de estrogênio é o que pode causar os típicos enjoos dos primeiros meses de gestação em algumas mulheres. Porém, este hormônio é importantíssimo para a preparação e desenvolvimento dos dutos de leite que alimentarão o bebê após o nascimento.

Outro hormônio responsável pelas mudanças no corpo da mulher durante a gestação é a progesterona. Os níveis de progesterona também aumentam exponencialmente durante a gravidez causando muitas alterações no corpo. Por exemplo, este aumento é fundamental para transformar o útero de forma que ele possa acomodar o bebê em todas as fases da gestação.

De fato, a gravidez exige do corpo da mulher uma resposta adaptativa, demandando novas formas de equilíbrio diante de todas as mudanças hormonais específicas desta fase. Estas mudanças estão relacionadas a muitos fatores, desde os ritmos metabólicos, hormonais, até o processo de integração de uma nova imagem corporal. Listamos as 7 mudanças no corpo da mulher durante a gestação para que as futuras mamães possam se preparar melhor para a engravidar.

1- Mudanças sensoriais: a gravidez pode alterar dramaticamente a forma como a mulher experimenta o mundo por meio do paladar e do olfato. Alguns sabores se tornam inadmissíveis para algumas mulheres, enquanto outros sabores se tornam muito agradáveis. As preferências de sabor podem variar muito a cada trimestre da gestação. Algumas mulheres também sentem um certo gosto metálico na boca durante a gravidez que possivelmente pode agravar os enjoos. Quanto ao olfato, muitas mulheres desenvolvem uma consciência e sensibilidade maiores a uma variedade de odores. Alguns podem se tornar muito intensos e incômodos, como por exemplo, o cheiro de café, o cheiro do perfume do parceiro, o cheiro de peixe, o cheiro de certas frutas como banana, entre outros odores que antes não causavam qualquer desconforto.

2- Postura e ponto de equilíbrio: conforme o abdômen e os seios aumentam, a curvatura das costas se amplia e então a postura da mulher muda também. O efeito combinado destas alterações físicas desloca o centro de gravidade para a frente e pode levar a mudanças no senso de equilíbrio da mulher. Por isso, é importante que as mulheres, quando grávidas, pratiquem exercícios físicos com orientação profissional sempre.

3- Peso e retenção de líquidos: o ganho de peso durante a gestação faz diminuir a circulação dos fluidos corporais, principalmente nos membros inferiores. Como resultado, as mulheres grávidas retêm mais fluidos apresentando inchaço no rosto e nos membros. Este aumento na retenção de líquidos, inclusive, é responsável por uma quantidade significativa de ganho de peso no segundo trimestre da gestação e, por esta razão, algumas gestantes recorrem a sessões de drenagem linfática para aliviar o inchaço.

4- Mudança nas mamas: uma série de mudanças significativas acontecem nos seios das mulheres na gestação à medida que seus corpos se preparam para fornecer leite ao bebê recém-nascido. As aréolas dos seios podem escurecer devido aos hormônios que afetam a pigmentação da pele e, conforme os seios crescem, as gestantes podem sentir dor, ter um aumento da sensibilidade e, possivelmente, notar o surgimento de estrias.

5- Mudanças no cabelo pele e unhas: muitas mulheres experimentam crescimento e espessamento do cabelo durante a gravidez e podem até notar crescimento de pelos em locais indesejados. Depois do nascimento do bebê também é bem comum que ocorra queda ou aumento da queda de cabelo até um ano após o parto, já que os folículos capilares e os níveis hormonais voltam ao normal. Muitas mulheres também podem perceber um crescimento mais rápido das unhas durante a gravidez e a grande maioria apresenta algum tipo de hiperpigmentação na pele. O escurecimento do tom da pele em partes do corpo como aréolas, órgãos genitais, cicatrizes e a linha alba no meio do abdômen podem ocorrer em mulheres de qualquer tom de pele, embora seja mais comum em mulheres com pele mais escura.

6- Mudanças no trato digestivo: o organismo naturalmente retarda os processos de digestão durante a gravidez. Isso ocorre devido ao esforço que o corpo faz para garantir que o bebê receba o máximo de nutrientes possível e também porque o útero está “empurrando” os outros órgãos com o seu aumento. Embora isso seja absolutamente incrível e ótimo para o bebê, às vezes pode causar desconforto para as futuras mamães, especificamente através de azia e constipação.

7- Aumento no volume de sangue: ao engravidar, o corpo começa instantaneamente a produzir mais sangue. Este sangue extra é necessário para transportar oxigênio e nutrientes para o bebê. Ao longo da gravidez, o volume de sangue aumenta de 30 a 50 por cento e o coração passa a bombear sangue mais rápido e com mais força para acompanhar todo o sangue a mais que o organismo da mulher produz no início da gestação. Este aumento do fluxo sanguíneo pode causar alguns desconfortos, como congestão e sangramento nasal, varizes, hemorroidas e inchaço no rosto.  

Muitas mudanças físicas e emocionais acontecem no corpo da mulher durante a gestação e todas estas alterações a preparam para o evento que mudará a sua vida para sempre: o nascimento do seu filho. Ter acompanhamento profissional multidisciplinar pode ajudar a mulher a enfrentar todas estas mudanças da melhor forma possível.

Referências:

https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n3/04.pdf

https://www.healthline.com/health/pregnancy/bodily-changes-during#hormonal-changes

https://www.healthline.com/health/pregnancy/body-changes-infographic#7

https://www.allaboutwomenmd.com/knowledge-center/body-changes-during-pregnancy.html

https://www.medibank.com.au/livebetter/families/pregnancy/8-crazy-ways-a-pregnant-womans-body-changes/