Quando o desejo de aumentar a família surge, muitas questões e dúvidas vêm à tona e, é neste momento que muitos casais se perguntam: será que terei problemas para engravidar? Como saber se sou infértil?

O que significa ser infértil

É importante entender que infertilidade não é esterilidade. Se uma pessoa é estéril, é impossível que a concepção aconteça naturalmente. Por outro lado, se uma pessoa é infértil, ela apenas pode ter dificuldades para engravidar, porém, teoricamente, ainda é possível engravidar de forma natural.

A infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar depois de um ano tendo relações sexuais desprotegidas e regulares. Portanto, por definição, quando um casal está tentando engravidar há 13 meses, por exemplo, pode ser que esteja enfrentando problemas de infertilidade.

Sabe-se que a fertilidade diminui naturalmente e mais rapidamente a partir dos 35 anos, mas além do fator idade, há também diversas condições de saúde que podem contribuir. Se o casal notar algo errado é importante que o problema seja detectado, diagnosticado e tratado o mais rápido possível. E mesmo que a idade seja um aspecto relevante para a fertilidade, obter ajuda mais cedo possível pode aumentar as chances de sucesso na gravidez.

O diagnóstico de infertilidade

Por definição, um médico pode diagnosticar a infertilidade quando lhe é relatado um ano de tentativas sem sucesso, mesmo que o casal não tenha sintomas específicos ou resultados de exames alterados. Este diagnóstico é realizado exclusivamente com base em quanto tempo o casal está tentando engravidar.

Salvo o fator “tempo tentando”, se o homem e/ou a mulher apresentarem certos sintomas ou fatores de risco, o médico poderá afirmar que o casal está sob risco de infertilidade. Mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), por exemplo, apresentam riscos potenciais de não conseguirem engravidar. É garantido que elas terão dificuldade em engravidar? De modo nenhum. Existem mulheres com SOP que conceberão dentro de um ano naturalmente, assim como há outras que não engravidam sem ajuda médica. Dependendo da causa da infertilidade, as chances estatísticas de conceber naturalmente podem ser muito baixas, mas elas nunca são zero.

E como saber se sou infértil?

O primeiro passo para as mulheres é consultar o ginecologista e para o homem o urologista. Estes médicos farão alguns testes básicos de fertilidade que envolvem exames de sangue, ultrassom pélvico, análise de sêmen e uma investigação profunda da situação de saúde de cada um. Uma avaliação com um especialista em endocrinologia reprodutiva e infertilidade também pode ser necessária após as avaliações dos médicos ginecologista e urologista.

A infertilidade tem cura?

Não tem cura, mas pode ser tratada. Em muitos casos, os fatores que levam à infertilidade podem ser superados com tratamentos como inseminação intrauterina ou fertilização in vitro. Somente o médico poderá ajudar o casal a entender quais são as opções de construção de família que irão funcionar melhor para eles.

Qualquer pessoa que esteja planejando engravidar, que apresente sinais de infertilidade ou não, deve consultar um médico para uma avaliação e diagnóstico completo.

Por vezes, simples ajustes no estilo de vida para melhorar a fertilidade podem ser muito benéficos, mas outras causas subjacentes de infertilidade podem exigir tratamento mais específico.

 

Referências:

https://www.verywellfamily.com/am-i-infertile-quiz-1960173

https://www.uchicagomedicine.org/forefront/womens-health-articles/signs-of-infertility-symptoms-causes-first-steps

https://www.medicalnewstoday.com/articles/323401#signs-of-infertility-in-women