FERTILIDADE MASCULINA: DO QUE É FORMADO O SÊMEN HUMANO?

As características do sêmen podem revelar muitas coisas sobre a saúde do homem e, não é à toa que sua análiseé, hoje, o biomarcador mais amplamente utilizado para prever o potencial de fertilidade masculina. Através da avaliação do sêmen, é possível colher informações acerca do estado funcional dos túbulos seminíferos, do epidídimo e das glândulas sexuais acessórias. Para compreender como preservar e melhorar a qualidade do sêmen, contribuindo assim para uma boa fertilidade, é indispensável entender do que é formado o sêmen humano.

Do que é formado o sêmen humano

Há uma frequente confusão entre sêmen e espermatozoides. Os espermatozoides são as células reprodutivas masculinas que fazem parte da composição do sêmen. O sêmen é uma combinação de espermatozoides maduros, fluidos da próstata, das vesículas seminais e das glândulas bulbouretrais.

Ao atingir a puberdade, o homem produzirá milhões de gametas masculinos todos os dias, sendo que esta produção ocorre nos testículos. Apesar de representarem apenas uma parte do sêmen, existem cerca de 40 a 300 milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen. Homens com baixa contagem de espermatozoides têm algo entre 10 e 20 milhões de espermatozoides por mililitro.

Boa parte do fluido do sêmen é composto por secreções dos órgãos reprodutores masculinos, ácido cítrico, aminoácidos livres, frutose, enzimas, fosforilcolina, prostaglandina, potássio e zinco. Esta “mistura” está repleta de nutrientes como açúcares, proteínas e até mesmo algumas vitaminas e minerais.

A análise do sêmen é um procedimento comum que todo homem possivelmente experimentará, principalmente para verificar sua fertilidade. Esta análise inclui:

→ Características físico-químicas do sêmen, incluindo liquefação, viscosidade, pH, cor e odor;

→ Volume da amostra;

→ Concentração de espermatozoides;

→ Motilidade e progressão do espermatozoide;

→ Morfologia do espermatozoide;

→ Quantificação de leucócitos;

→ Detecção de frutose nos casos em que não são encontrados espermatozoides e o volume de ejaculação é baixo.

No geral, quanto mais jovem um homem for, mais saudável será o seu esperma. Inclusive, hoje está cada vez mais comum a recomendação médica de congelamento de esperma quando o homem ainda é jovem. Assim, ele terá disponível um espermatozoide mais saudável quando estiver pronto para começar uma família. Além dos fatores do envelhecimento, o corpo masculino produz novos espermatozoides todos os dias, portanto, mudanças na dieta e no estilo de vida podem afetar a saúde do espermatozoide futuro, contribuindo positivamente para a fertilidade.

Fertilidade masculina

Ao contrário do que alguns pensam, a contagem de espermatozoides não é a única coisa que importa para a fertilidade masculina.  eles precisam estar saudáveis também.

A morfologia, ou seja, o formato dos espermatozoides também influencia e pode afetar a fertilidade. Isso porque os espermatozoides precisam ter uma determinada forma para poder penetrar no óvulo. Do mesmo modo, a morfologia do espermatozoide não é o único fator que determina a fertilidade masculina. O número total de espermatozoides e a motilidade também são levados em consideração.

Algumas descobertas recentes sugerem que a qualidade do esperma dos homens vem diminuindo e os médicos ainda não sabem ao certo por que isso está acontecendo. Mesmo assim, é indiscutível que o estilo de vida exerce um impacto importante na saúde geral e, portanto, influencia também na saúde espermática e fertilidade masculina.

Referências:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-55382014000400433

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26789272/

https://www.healthline.com/health/semen-vs-sperm#difference

https://www.healthline.com/health/sperm-morphology

https://www.news-medical.net/health/Semen-Physiology.aspx

https://www.healthline.com/health/fertility/how-to-increase-sperm-count